Será que conhecemos o significado correto da expressão “amar o próximo como a si mesmo”?!
O mau uso da palavra, amar, pela nossa arte e pela nossa mídia, que insiste em relacioná-la tão freqüentemente ao namoro e ao sexo, acaba nos confundindo. No entanto, mesmo antes da era cristã, amar era se relacionar com total igualdade de consideração, sem superioridade ou inferioridade e com tolerância às normais falhas e diferenças dos seres humanos.
Amar o próximo (na sua definição mais simples) é não lhe fazer coisas que nós não gostamos que sejam feitas conosco, e só fazermos o que concordarmos com que também sejam feitas conosco. O que nós não gostamos de receber, o nosso semelhante também não deve gostar. Se respeitar-mos essa regra, nos tornaremos cooperadores um do outro ao invés de destruidores, um do outro, como tem acontecido tão freqüentemente na nossa sociedade. Precisamos entender melhor o que é amor fraternal para colhermos boa convivência pessoal, familiar e social.
É importante entendermos, entretanto, que o sentimento de amor não nasce do nada, não nasce de si mesmo, ele só nasce quando se tem verdadeiro esclarecimento e pleno entendimento sobre a respectiva situação ou pessoa em questão. Na verdade, o amor se cultiva com boa educação, muita informação e adequados esclarecimentos, humanos, sociais e religiosos. Povo sem informação, sem discernimento da verdade e sem temor a Deus, dificilmente consegue desenvolver o verdadeiro amor ao próximo.
Para refletir!
4 comentários:
Que blog mais lindo!!! Passei para visitar.. Amei e fiquei, um grande abraço. Estou seguindo lógico , é muito luxuoso!
TE ESPERO LÁ NO MEU CANTINHO
COISAS DI KAROL
Adoorei o post,reflexão boa
beijão
já deu uma conferida no blog hoje?
www.flordediaamante.blogspot.com beijão
Que lindo seu post, Lisandra!
Adorei o texto!
Muito apropriado vc falar sobre esse assunto logo depois do post anterior sobre a inveja, pq se as pessoas amássem ao próximo, não teriam inveja!
Adorei o post!
Que bom que vc gostou do novo visual lá do blog!
Bjooo
Nath de Freitas
http://nathdefreitas.blogspot.com
Pois é flor, eu fico muito triste com essas pessoas que vivem com inveja, sem respeito ao próximo... mas o mundo é redondo, e amanhã mesmo colhemos os frutos que plantamos!
Beijosss
Postar um comentário