Páginas

11 de abr. de 2011

Respeito e Amor ao Próximo

Será que conhecemos o significado correto da expressão “amar o próximo como a si mesmo”?!
O mau uso da palavra, amar, pela nossa arte e pela nossa mídia, que insiste em relacioná-la tão freqüentemente ao namoro e ao sexo, acaba nos confundindo. No entanto, mesmo antes da era cristã, amar era se relacionar com total igualdade de consideração, sem superioridade ou inferioridade e com tolerância às normais falhas e diferenças dos seres humanos.

Amar o próximo (na sua definição mais simples) é não lhe fazer coisas que nós não gostamos que sejam feitas conosco, e só fazermos o que concordarmos com que também sejam feitas conosco. O que nós não gostamos de receber, o nosso semelhante também não deve gostar. Se respeitar-mos essa regra, nos torna­remos cooperadores um do outro ao invés de destruidores, um do outro, como tem acontecido tão freqüentemente na nossa sociedade. Precisamos entender melhor o que é amor fraternal para colhermos boa convivência pessoal, familiar e social.

É importante entendermos, entretanto, que o sentimento de amor não nasce do nada, não nasce de si mesmo, ele só nasce quando se tem verdadeiro esclarecimento e pleno entendimento sobre a respectiva situação ou pessoa em questão. Na verdade, o amor se cultiva com boa educação, muita informação e adequados esclare­cimentos, humanos, sociais e religiosos. Povo sem informação, sem discernimento da verdade e sem temor a Deus, dificilmente consegue desenvolver o verdadeiro amor ao próximo.

Para refletir!

4 comentários:

Coisas Di Karol disse...

Que blog mais lindo!!! Passei para visitar.. Amei e fiquei, um grande abraço. Estou seguindo lógico , é muito luxuoso!

TE ESPERO LÁ NO MEU CANTINHO

COISAS DI KAROL

Vanessa Diniz disse...

Adoorei o post,reflexão boa
beijão
já deu uma conferida no blog hoje?

www.flordediaamante.blogspot.com beijão

Nathália de Freitas disse...

Que lindo seu post, Lisandra!
Adorei o texto!
Muito apropriado vc falar sobre esse assunto logo depois do post anterior sobre a inveja, pq se as pessoas amássem ao próximo, não teriam inveja!
Adorei o post!
Que bom que vc gostou do novo visual lá do blog!

Bjooo

Nath de Freitas
http://nathdefreitas.blogspot.com

Lisandra Mazzutti disse...

Pois é flor, eu fico muito triste com essas pessoas que vivem com inveja, sem respeito ao próximo... mas o mundo é redondo, e amanhã mesmo colhemos os frutos que plantamos!
Beijosss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...